Olá! O plano de hoje era compartilhar dados sobre o Dia dos Pais, mas como eu estou possuído pelo ritmo ragatanga espírito olímpico, ficou impossível passar pela semana sem esbarar em dados sobre as Olimpíadas, então separei o que achei de legal neste período.
O que a audiência mais comentou (e gostou) na abertura das Olimpíadas 2024?
Juliana Freitas, criadora do Dataísmo e uma das principais referências em social listening e consumer insights no Brasil, analisou mais de 170 mil menções sobre a abertura da Olimpíadas para descobrir que "entre os temas mais citados durante o evento, temos roupas e marcas, em uma relação próxima entre consumo e uso nas delegações do desfile da abertura."
O estudo de Juliana você confere nas imagens abaixo.
Comunidade olímpica
Juliana não fica só nos dados, ela criou também, em parceria com Bea Faes do Marketing Updates, uma comunidade no Whatsapp para que fãs dos jogos olímpicos possam comentar, compartilhar memes, cases e marcas. O aprendizado e a diversão são garantidos.
Dados da abertura das Olimpíadas na CazéTV
Continuando nos estudos, eu coletei os dados de aparelhos conectados durante a transmissão de abertura das Olimpíadas na CazéTV.
O objetivo era visualizar em que momento há um crescimento e declínio de aparelhos conectados na transmissão.
A partir daí eu coletei, a cada 30 min, o número de aparelhos durante toda a transmissão e transformei num gráfico para compreender melhor. O resultado você confere abaixo.
Crescimento de seguidores dos medalhistas brasileiros
Além de ser destaque na transmissão, a CazéTV começou uma campanha de incentivo ao crescimento de seguidores dos atletas olímpicos. Essa ação foi super bem vista e bateu a curiosidade de muita gente em saber o antes e depois do perfil dos atletas.
Vendo que essa pauta é uma demanda, a Charisma, agência de BI e estratégia em dados, mostrou o histórico de crescimento dos medalhistas brasileiros.
O gráfico contem não apenas o resultado da CazéTV, mas também de pessoas que buscam pelos medalhistas sem conhecer a campanha.
Vale muito a pena ver o crescimento dos atletas.
V-Tracker mostra quais são as marcas com maior recall entre os brasileiros nas Olimpíadas e aponta os desafios da publicidade no setor
Passada a abertura das Olimpíadas vieram os jogos e a discussões sobre a participação das marcas e o que elas precisam comunicar durante os jogos.
Foi pensando nesse debate, que a V-Tracker, em parceria com a Ponto Map, realizou uma pesquisa para qual a percepção do brasileiro em relação as marcas que patrocinam as jogos olímpicos.
O resultado é surpreendente, para 60% dos respondentes, as marcas atreladas as Olimpíadas tem uma percepção positiva do seu apoio e ainda 43% dos entrevistados querem saber quais são as marcas que estão patrocinando os Jogos Olímpicos
Esses dados são o ponta pé para pensar em apoio aos atletas, esportes olímpicos e ao evento em si, a final de contas Los Angeles é logo ali.
E por falar em V-Tracker e Olimpíadas...
As mídias sociais são os locais onde as conversas sobre o evento acontecem, então a V-Tracker está disponibilizando um painel com vários dados vindo da sua coleta de social listening.
Com ele você pode acompanhar o volume diários de menções aos jogos, as hastags mais usadas, principais perfis que falam sobre o tem além de outros dados para você compor o seu relatório ou extrair insights de conteúdo.
Beijos olímpicos
Espero que você goste dessa edição, separei o que o vi de mais legal nessa semana. Eu continuo treinando para alcançar a medalha de ouro no teu coração e que você siga torcendo pelos dados.
Eh isso! Te vejo na próxima edição.
Beijos do Cala!