Cultura de métricas
Um manual de cultura de dados, criado pelo Tableu, que pode ser por freelancers, pequenas e grandes empresas de comunicação.
Chegou aqui pela indicação de um amigo ou Google te fez cair no meu texto? Então se inscreve para receber as outras edições. Te garanto que serão tão úteis quanto esta .
Salve salve, simpatia,
Estamos carecas de saber que as métricas ajudam a tomar decisões. Seja para criar estratégias de comunicação ou para saber qual post teve o melhor resultado.
Só que há um grande abismo entre saber da importância das métricas e tê-las disponíveis para tomar uma decisão.
Para se ter uma ideia, segundo o Panorama das Agências Digitais de 2021, 51,8% dos entrevistados dizem entregar relatórios mensalmente. Na mesma pesquisa descobrimos que, para 19,9% dos respondestes, o principal motivo de perda de clientes é a dificuldade de apresentar resultados.
O cenário da cultura de dados
Este cenário nos mostra que o pensamento sobre métricas, independente se é uma 'eugência' ou uma grande empresa de comunicação, se resume a entrega de um relatório mensal e mal feito.
Não há uma cultura de convivência com as métricas que nos faça enxergar quão poderosas elas são para criatividade, planejamento e entrega de valor do nosso trabalho.
Sem essa cultura não adianta fazer um curso de análise de métricas num final de semana se na segunda o freelancer, a pequena ou a grande agência não permitem a aplicação desse conhecimento.
O buraco é mais profundo, só que ele começa a ser fechado quando temos a construção de políticas internas que valorizem a importância das métricas.
Manual da cultura de dados
Eu sei por experiência própria que criar uma cultura interna só com a vontade e nenhum método é dar murro em ponta de faca, por isso, eu trouxe a dica de um material do Tableau para a criação de uma cultura de dados.
É "O manual da cultura de dados: um guia para gerar resiliência corporativa com dados".
O objetivo deste guia é te mostrar as etapas que uma empresa deve passar, criar e executar para ter os dados em toda a sua cadeia de criação e entrega dos trabalhos.
Para que serve um manual da cultua de dados?
O manual é focado para a área de dados como um todo (BI, pesquisa e mídia), mas pode ser perfeitamente adaptado para uma agência ou freelancer que não tem nenhuma habilidade com métricas porque mostra qual o grau de maturidade em dados que você se encontra.
Nele você encontrará quatro tópicos que te mostrarão para quem você deve direcionar os seus esforços e investimento e assim saber se está criando uma cultura de métricas dentro do seu negócio.
O manual da cultura de dados do Tableu está disponível gratuitamente e você pode baixar para começar a implantar hoje no seu negócio.
Espero que você curta porque pra mim tem sido de uma grande ajuda.
Eh isso! A gente se vê no próximo e-mail.
bjos do Cala.